Musicas de primeira fase – Parte 1

Antes de começar vou contar uma história. Acho que eu contei em algum dos podcasts que eu tive um grande espaço de tempo na minha vida que eu não ouvia música, e que há uns quatro anos eu voltei a escutar, e a música passou a ser um dos meus assuntos favoritos. Outro assunto entre meus favoritos (e acho que esse mais obvio por diversas referencias e pela falecida LOLZONE) é o vídeo game. Todo mundo sabe que um jogo é composto de diversos elementos, e que eles, juntos, são o que dizem se o jogo é bom ou não. Um desses elementos é a música, que inclusive é um elemento de destaque em muitos jogos. Há um tempo eu vinha trabalhando em um Top 5 ligado tanto a musica quanto aos jogos. Eu mudei de ideia. Dito isso, vou falar desse “quadro” que eu pretendo fazer quando der na telha de vez em quando. A principio não tem nome, mas nele vou tentar sempre trazer algumas músicas de jogos que , na minha opinião de merda, valem a pena ser destacadas por determinado motivo. O modelo padrão vai ser: um tema geral para as músicas (nesse caso, por exemplo músicas de primeira fase), uma variação de 5 a 10 músicas (normalmente vou tentar me manter em 5), e um pequeno comentário meu sobre a música em questão.

Depois de toda essa enrolação, vamos falar do assunto em questão. Todo jogo tem seu inicio AH VÁ e pra muitos a primeira fase pode ser muito marcante, seja por repeti-la varias e varias vezes seguidas para passar, pelo jogo ser dificil e eventualmente voltar à ela depois de um game over, e, as vezes, só pelo fato do design dela ser muito bom mesmo. Pensando nisso eu tive vontade de criar um top 5 das minhas músicas favoritas, mas como eu já disse mudei de ideia. Agora vou só citar algumas dessas músicas (e não ta na ordem do top 5)

Diddy Kong Racing – Ancient Lake

Diddy Kong Racing foi o único jogo de corrida de karts do Nintendo 64 que foi capaz de disputar com o Mario Kart, e pra mim o unico a conseguir fazer isso e o primeiro a trazer algum vestígio de história em forma do modo adventure ( e esse é o exato motivo de eu usar a primeira corrida desse modo como a “primeira fase”). Deixando de lado o fato de eu gostar mais dele do que do Mario Kart 64 e que o Crash Team Racing … A primeira corrida que você tem que encarar no modo adventure é chamada de Ancient Lake AH VÁ. Apesar de ser uma fase fácil e uma pista muito simples, a música agitada (mais ainda na ultima volta) combinava com o clima da pista e ficava na cabeça do jogador. Vou deixar um link pra uma corrida no ancient lake aqui pra quem quiser ver a diferença na ultima volta.

E pra quem não sabe porque eu prefiro esse jogo aos outros Kart Racers, uma palavra: AVIÕES!!! (além de eu gostar do modo aventura, dos rounds bonus que eram mini games …)

Sonic The Hedgehog – Green Hill Zone

É  claro que uma música tão classica e amada pelos fans da franquia Sonic não podia faltar na lista. Essa música teve remix no sonic generations, gente fazendo acapella, foi tocada nos mais diversos instrumentos … mas a minha favorita ainda é a classica. A versão do genesis com seu audio perfeitamente ruim que só deixa a música melhor ainda. Essa com certeza marcou a minha infancia e a de muitos gamers por todo o mundo. Essa música passa muito bem a sensação de velocidade que você precisa em um jogo como esse.

Crash Bandicoot – N.Sanity Beach

Como eu cresci com um Nintendo 64 até a época do Playstation 2 eu não cresci jogando crash como muita gente. Essa foi um pedido de dois amigos podcasters, o Marcus Batata, de um podcast estranho e pouco conhecido, e o Estevão do Batata Com Cachorro, nossos colegas na produção de conteúdo com qualidade duvidosa.  Ta aqui minha homenagem para os que perderam a era do N64 best console ever cresceram com esse personagem marcante que deu tanto lucro no passado só para ser jogado pra escanteio e esquecido. R.I.P. Velho que ritmo viciante.

Super Mario 64 – Bomb-omb Battlefield

Hoje realmente é um dia de clássicos … Na verdade, essa tem altas chances de ser a que a maior parte das pessoas ouviu por mais tempo na lista. Isso acontece, principalmente, pelas 7 missões que você tem que cumprir aqui para pegar todas as estrelas espalhadas por toda área.

Kingdom Hearts 2 – Twilight Town

Eu não deixaria o meu jogo favorito passar em uma lista como essa, até porque a música tem muita coisa por trás dela que ainda vou falar. Ainda mais por ser um jogo da Square Enix, muito conhecida pela excelência da música em seus jogos. No inicio de Kingdom Hearts 2 você joga com Roxas, um garoto que vive em Twilight Town e tem sonhos das lembranças do protagonista da série e seus amigos. Enquanto você controla o jovem durante seus últimos dias de férias de verão Lazy Afternoons é a música de fundo. A música é calma e relaxante, tal qual a cidade seria, chegando a ser um pouco triste e deprimente se você souber um pouco da história por trás dela…

Aviso: Daqui pra frente terão spoilers da série Kingdom Hearts

Acontece que a música é diferente quando você volta a cidade no comando de Sora. O motivo da mudança da música é o fato da cidade que o jogador estava jogando antes ser apenas uma verão digital da cidade feita pra aprisionar a mente de Roxas. Roxas é o que chamam de um Nobody, o corpo e a mente de uma pessoa que teve seu coração tomado por um Heartless, mais especificamente o que surgiu quando Sora se sacrificou para libertar os corações de luz das princesas em Kingdom Hearts. Para que Sora acordasse depois dos acontecimentos de Chains of Memory era preciso que Roxas se unisse a ele de novo. No fim, a cidade toda, assim como Roxas por ser um Nobody, não existia, e por isso a música muda quando você acorda na verdadeira Twilight Town, para dar a sensação de que tudo o que você passou nunca existiu. No fim não foram só as férias de verão que acabaram …

Bem, por hoje é isso! Se você adora a musica de alguma fase ou dungeon inicial e sentiu falta dela comenta que numa próxima ela pode aparecer. Eu ainda pretendo fazer mais de fases iniciais, mas muito provavelmente não vai ser o próximo e talvez nem tão cedo. De qualquer forma eu gostei muito de fazer o post e quero continuar fazendo posts nessa leva de música e games.

7 comentários

      1. Aí que está a beleza da coisa, Tibia é um jogo tão complexo que você precisas bolar suas canções épicas! Jogadores mais experientes de Tibia são grandes compositores, e como exemplo cito Beethoven. Mais conhecido no jogo como Sorcerer_Surdin99, ele criou muitas de suas sinfonuias se espelhando no mundo e aventuras de Tibiasula!

        Esse motivo e outros é que fazem desse fantástico jogo da Cipsoft ser matéria obrigatória na Alemanha, onde todas as crianças no fundamental aprendem desde sair de Rookgaard e entendem os limites dos desprivilegiados free accounts! Sim, é um aprendizado sobre capitalismo, direito de ir e vir e liberdade, além de lidar diretamente gerenciamento humano e fincanceiro! Praticamente uma microrealidade do macro que é a vida real.

        Tibia é cultura e educação em todas as esferas.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Nintendo 64 era uma era de ouro. A jolly roger bay ta planejada em outro post de músicas de game, Como era um post de musicas de primeira fase eu deixei Haunted Woods de fora, apesar de ser mais a do Hot Top Volcano

      Curtir

Deixe um comentário

