A melhor banda do Brasil, com certeza! Lupe de Lupe libera nova música!

Sabe aquele período enfadonho da sua vida em que a música já não te diz tanta coisa, que tudo parece mais do mesmo, pequenas repetições em doses hemeopáticas? Então, eu estava assim até agora há pouco. Naquele movimento de sobe-e-desce apático típico de quem está entediado no facebook, meu olhos esbarraram com o anúncio do mais novo single da Lupe de Lupe, banda que eu já falei aqui anteriormente.

Quando eu acho que eles vão trazer mais do mesmo, que  não posso mais ser surpriendido, eu tenho a agradável notícia de que estou errado. Novamente, atesto o caráter original da banda. Talvez por ser tão diferente, a primeira ouvida tudo soe tão esquisito. Uma voz estranha que vagueia em métricas bizarras acompanhada de um instrumental arranhado e de ritmo esquisito, tudo parece uma simplória desordem.

Mas quando Vítor canta “A esquerda festiva muda suas lutas todo dia ” você já tá preso na música. Vê que a desordem não é um mero acidente, é criação. A harmonia e melodia abrem espaço para um som original, ao ponto de você não conseguir encontrar uma influência específica para a banda.

Caralho, isso é o que falta na música brasileira. Gente que saia da zona de conforto e tente fazer diferente. Sim, o Lupe de Lupe é a melhor banda do Brasil, inclusive segundo eles próprios. “As pessoas acham o maior absurdo a gente se achar a melhor banda de rock do país, quando tudo que todo mundo queria era achar que a banda deles fosse a melhor do país. Mas por que as bandas são ruins por todo o país? Por que a sua banda é ruim? A nossa música tem de atingir as pessoas nesse sentido, no sentido de ter confiança em si mesmo, apesar de todas as adversidades, no sentido de ser você mesmo e não se importar, no sentido de fazer o que você gosta sem tentar se moldar com o que é considerado bom ou ruim, no sentido de viver sem medo de viver. Só assim que as músicas serão melhores, as pessoas serão melhores, e assim em diante, até, quem sabe um dia, as bandas serem melhores”, disse o guitarrista e vocalista Vitor Brauer.

A letra volta a cutucar bem na ferida. Criticando a assim dita “esquerda festiva”, a canção mete o dedo na cara de toda esse necessidade de politização que a juventude expressa de um jeito tão emergente, mas tão emergente que se torna extremamente superficial. Vai dizer que você não tem um conhecido que te chama de alienado por simplesmente não concordar com suas ideias, ou maisainda, alguém que use do discurso político para se promover, naquela ideia quase que hipócrita de “eu faço e você não”?

Quando indagado o porque de soltar outra canção tão provocativa como single (ao exemplo do que foi Há Algo de Podre no Reino de Minas Gerais), Vitor responde: “Porque ninguém põe o dedo na ferida, porque ninguém tem coragem, porque as pessoas acham que vai ser repetitivo, porque a gente quer, porque a gente achou que era a hora desse cavalo mostrar quantos dentes tortos e magníficos tem”,

Se você quiser baixar a música “Eu Já Venci” ou ler a entrevista de Brauer na íntegra, é só ir no site da Noisey. Vale lembrar que os caras também vem dar uma voltinha aqui pelo Rio de Janeiro e vão fazer um show lá pros lados de Botafogo, no dia 9, ao lado da talentosa Paola Rodrigues.

E sim, o filho de uma enfermeira com certeza pode ser um gênio.

A esquerda festiva muda suas lutas todo dia
Eu não consigo nem ligar
Tudo que eles tem é isso
Essa autopromoção travestida de caridade
Melhor seria tudo acabar
E começar do zero e talvez
Fazer tudo do jeito certo
Agora minha luta é só minha
Não sou um privilegiado que vai beber da fonte da pobreza
E depois gorfar só pra te agradar

 

 

Deixe um comentário

